quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Desenvolvimento infantil: aprender a ler mapas

Esta reportagem apresenta algumas dicas de atividades para auxiliar o desenvolvimento infantil na leitura de mapas:


Até aos 6 anos

. - Utilize palavras direcionais na vida diária. Os mais pequenos começam a familiarizar-se com o conceito relacionado com a ubiquação, como em cima e debaixo, direita e esquerda, próximo e longe ou aqui e ali.
- Observe as estrelas, a lua e os movimentos do sol. A sua capacidade para compreender a natureza simbólica dos mapas ainda não está desenvolvida, por isso tem de começar com os grandes conceitos. Assinale-lhe o céu e a terra, instintivamente detectará o seu grande tamanho e dimensão. Quando anoitecer observem o céu, indique-lhe o céu, a lua e as estrelas, assim aprende que existem coisas que estão bem longe de nós.
- Realize trabalhos manuais relacionados com a geografia
As crianças pensam concretamente e torna-se difícil compreender o conceito de mapa como a representação de uma zona. Brincar com globos pré-escolares, pintar desenhos relacionados com a terra e os continentes ou utilizar jogos multimídia é uma boa forma de despertar o seu interesse para idades posteriores.

Dos 6 aos 8 anos

- Introduza os mapas elaborando um de uma zona familiar para a criança. Ler um mapa requer do pensamento abstrato que tem lugar entre os 7 e os 9 anos. Entre os 7 e os 8 anos as crianças já podem começar a ler mapas simples. Torna-se bastante difícil expressar os conceitos de representação de lugares reais sobre papel através de símbolos, esquemas ou diagramas.
Uma forma simples e amena para aprender a ler um mapa é criar um mapa de uma zona que seja familiar. Desde o mapa de casa a um mapa do bairro ou até do seu quarto. É importante fazê-lo simples e não devemos preocupar-nos pela falta de perspectiva e proporção. Esse não é o objetivo por agora.
- Todos os mapas precisam de cores, chaves e símbolos. Criar símbolos parecidos aos objetos da zona que está desenhada ajuda a criança a dar o salto conceptual. Por exemplo, se desenha o mapa do bairro e há um pequeno parque, o facto de desenhar uns pequenos baloiços será a representação do parque.
Também é o momento para dar-lhe uma bússola que lhes permita aprender as direções. A bússola ajudará a criança a compreender se segue o caminho do sol desde que nasce até que se põe.
- Observe os mapas dos lugares que visitam quando viajam. À medida que as crianças se familiarizam com os mapas começam a compreender outros mais complicados, como mapas do mundo, de caminhos e os mapas físicos. Os mapas políticos também se podem ir introduzindo e, embora as crianças nesta idade ainda não tenham a ideia dos países muito clara, também pode ajudá-las com os globos terráqueos que facilitam a compreensão dos continentes.
As crianças encontrarão a aplicação prática do aprendido nos planos do metro, nos mapas que há nos parques ou inclusive no mapa da cidade em que vive. Pegue no mapa, fale com o seu filho sobre a rota que vão seguir, ensine-lhe o ponto em que estão e para o qual se dirigem. Verá os seus olhos de fascínio e o seu contentamento.

A partir dos 8 anos

Nesta idade verá que as crianças adoram os mapas e estão desejosas de utilizá-los. Também estão familiarizados com as direções nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste.
- Planifique as suas férias e excursões com a ajuda de um mapa e do seu filho. Quando sair de férias ou quando fizer algum passeio trace a rota que seguirá num mapa. Quando chegar ao destino pegue nos folhetos e siga os pontos de interesse. Deixe que o seu filho participe ativamente neste processo.
- Introduza as escalas gradualmente. Nesta idade as crianças podem começar a perceber o conceito de escala, pelo que pode ensinar-lhes esta característica dos mapas. A pouco e pouco o seu filho irá compreender este conceito abstrato que irá utilizar progressivamente.
- Os planos de planta são muito divertidos de utilizar. Se tem o plano da sua casa é um bom momento para ensiná-lo, assim pode incentivar a criança a desenhar o seu quarto à escala. Pegue num papel quadriculado e ensine o seu filho a utilizar uma unidade que representa uma certa distância. Com a ajuda de uma régua e de um lápis trace as distâncias. Muitos arquitetos importantes começaram por criar planos nesta idade. Porque não incentivar também o seu filho para que o faça?
- Uma atividade educativa com um plano do tesouro. Proponha ao seu filho que elabore, com tudo o que sabe, um plano de um tesouro que esconda, que deixe pistas e novos planos que ajudem toda a família a encontrar o tesouro. Pode ser uma atividade muito divertida em qualquer momento do ano.
Ler mapas é uma atividade divertida que se pode fazer em família e que requer de tempo e paciência. Comece o quanto antes, primeiro de forma simples e depois vá introduzindo novos conceitos. Incentive o seu filho a desenhar e a criar os seus próprios mapas, bem para encontrar um tesouro ou para ir a algum sítio, incentive-o a que faça de guia e os interprete quando vai de viagem. Verá que será uma habilidade da qual o seu filho se sentirá orgulhoso.

http://www.todopapas.com.pt/criancas/educacao/desenvolvimento-infantil-aprender-a-ler-mapas-2883





Nenhum comentário:

Postar um comentário